Médico pode cobrar consulta de retorno?
- marianemoraes8
- 12 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Será que é possível cobrar valores a mais pela consulta de retorno?
Primeiro a gente precisa deixar claro que as consultas de retorno não são obrigatórias.
A consulta médica compreende a anamnese, o exame físico e a elaboração de hipóteses ou conclusões diagnósticas, solicitação de exames complementares, quando necessários, e prescrição terapêutica como ato médico completo e que pode ser concluído ou não em um único momento.
Então, somente quando houver necessidade de exames complementares que não possam ser apreciados nesta mesma consulta, o ato terá continuidade para sua finalização.
E, para isso, cabe ao médico a definição do tempo determinado, que pode ser de 15, 30, 40 ou qualquer outro prazo a critério desse profissional, porém, não gerando cobrança de honorário.
Mas, nos casos de alterações de sinais ou sintomas que venham a requerer nova anamnese, exame físico ou prescrição terapêutica, por exemplo, o procedimento deverá ser considerado como nova consulta e dessa forma o médico deve ser remunerado.
E, nos casos de doenças que requeiram tratamentos prolongados com reavaliações e até modificações terapêuticas, essas consultas e seus retornos poderão, a critério do médico assistente, ser cobradas.
Ficou claro? Me diz nos comentários.
Comments